Escrever online pode mudar o seu futuro porque você expõe as suas melhores ideias a um público gigantesco que também está interessado nelas. Uma parte considerável até gostaria de pagar por isso. E isso acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana no mundo inteiro.
Se você quer um novo emprego ou um novo cliente, o que poderia ser melhor do que isso?
Tudo o que você pensar como alternativa, como “vendas”, “prospectar”, “posicionamento”, “marketing” etc, vai ser feito com quê? Com escrita!
Quer saber o que Sam Altman, o CEO da OpenAi (Chat GPT), e o homem mais influente do mundo hoje estava fazendo 10 anos atrás? Não precisa procurar:
"E às vezes eu conheço empresários muito interessantes por causa de algo que escrevi”.
Quantas pessoas não poderiam dizer exatamente a mesma coisa sobre? Eu e o Rafael poderíamos dizer, assim como todas aquelas que escreveram e publicaram seus textos na internet o bastante para serem notadas.
Não são só os romancistas e poetas que se beneficiam com escrever bem. Grandes empresários, como Steve Jobs, Warren Buffet, Bill Gates e Jeff Bezos, e líderes, como Winston Churchill, Napoleão e Lincoln, atribuem à escrita a base do seu sucesso.
Claro, uns podem ser herdeiros, outros podem ter tido sorte. Se você já não é milionário ou lindo de morrer, escrever é a sua melhor chance de conhecer alguém que pode mudar a sua vida. Todas as outras alternativas ou são mais caras ou são mais lentas. E por que escolher quando você pode ter os dois?
Para isso, você não precisa ter talento, seja lá o que isso signifique. Ninguém nunca jamais na história da humanidade nasceu sabendo escrever.
Sem dúvida há pessoas com mais facilidade, mas talento não quer dizer nada sem esforço. Se você tiver, ajuda, mas é como ter um Ferrari na garagem sem gasolina. É bonito, mas não te leva a lugar nenhum. O dom a gente cria, na raça, sabendo que até os maiores escritores já falharam, já erraram e já passaram vergonha inúmeras vezes.
— e quem diz o contrário tem de argumentar com o maior escritor de todos os tempos, não com a gente. Shakespeare aprendeu a escrever, sim. Fazendo exercícios. Seguindo cartilhas, lendo clássicos e sendo corrigido. Com professores.
Porque você não precisa fazer isso tudo sozinho. Assim como ninguém nasce sabendo escrever, ninguém aprende a escrever sozinho.
Receber atenção, apoio, elogios e encorajamento faz diferença, sim. E não menos para nós, meros mortais, do que para os gigantes da literatura.
Tolkien teria largado O Senhor dos Anéis sem o encorajamento de um amigo, o também escritor C.S. Lewis.
Você não é o único levando a escrita a sério e poderia muito bem fazer parte de um grupo. Estar com os melhores e com quem quer a mesma coisa que você faz e sempre fez a diferença. Você precisa dividir a sua ambição com alguém.
E se você é o tipo de pessoa que quer viver da escrita online, seja como freelancer ou autor, alavancando a sua carreira ou negócio com
A Oficina de Escrita, eu preciso lhe dizer duas coisas antes, ok?
"Se eu errar, quer dizer que…" Não quer dizer nada. Quer dizer que você, veja só, não é Deus. Que não domina com divinal maestria tudo quanto existe entre o Céu e a Terra. Seja bem-vindo ao time chamado de "humanidade".
Conhece Jack Kerouac, o escritor cult e mundialmente lambido e famoso e etc? Ficou cinco anos escrevendo seu primeiro livro, "The Town and the City". Nunca ouviu falar? É porque o livro foi um fracasso. E se ele houvesse desistido?
Josh Grisham hoje em dia já vendeu mais de 300 milhões de livros.
Para escrever o seu primeiro livro, o sujeito resolveu chegar ao trabalho, todo santo dia, cinco horas da manhã. E escrevia antes de começar o expediente. Conseguiu terminar o livro e o enviou para um editor. Foi rejeitado.
Depois, enviou o livro para outros 27 editores.
Foi rejeitado pelos 27. Finalmente, o 29º aceitou o livro e o publicou! Sucesso instantâneo… só que não. O livro flopou. Josh já estava escrevendo o segundo livro quando soube.
E se ele houvesse desistido?
Nem Shakespeare consegue ser o Shakespeare que você tem aí na sua cabeça.
O acerto é uma recompensa a quem tentou. Um prêmio em troca do esforço. É por isso que alguns dizem que até 70% dos ganhadores na loteria perdem tudo. O acerto foi um acidente.
E no entanto muitos tentam escrever bem como tentam ganhar na loteria: na sorte. Torcem para que um dia algo funcione com a graça de Deus
A Oficina de Escrita é um ambiente criado para demolir esse tipo de postura que atrasa a sua vida. Não é para quem quer continuar nos velhos vícios.
Tudo o que já se fez e vale alguma coisa foi construído a partir de esforços pequenos, repetidos e constantes.
Sabe quem nunca escreveu um texto ruim, capenga e vergonhoso? Quem nunca tentou escrever um texto bom.
Se você quiser pular para a parte boa sem passar pela parte ruim, saiba que somos como você. Te entendemos. Também gostaríamos de ter shape sem dieta e treino
Só que NÃO DÁ
O que dá para fazer é acelerar o seu aprendizado, para que você não tenha que passar pelas mesmas dificuldades que nós até que você encontre a sua voz e o seu estilo.
Serão 10 encontros semanais
ao vivo
Haverá exercícios em todas as aulas. Sim: você vai escrever.
Os textos serão corrigidos por mim e você poderá tirar suas dúvidas diretamente comigo
Nas aulas, vamos abordar tanto aspectos técnicos da escrita quanto a parte humana, pessoal da coisa. Abaixo estão todas as aulas, assim você sabe exatamente o que vai aprender, sem truques e decepções.
Elas foram pensadas para que você consiga ir da rotina, passando pela frase e parágrafo, até chegar ao seu primeiro texto completo. Desse modo você não vai ficar sobrecarregado com os exercícios e vai conseguir se aperfeiçoar em cada um das etapas com calma.
Tem três formas de você se tornar aluno d’A Oficina de Escrita. Você vai precisar dar desculpas melhores para não participar
Todas dão acesso às aulas e materiais. A principal diferença está no tipo de acompanhamento que você quer ter.
Se você quiser apenas o Essencial, você terá apenas o texto final corrigido, que será um texto de aproximadamente 5 páginas.
Se você quiser o Autoria, você terá cada um dos 10 exercícios corrigidos, incluindo claro o texto final.
Se você quiser além disso tudo, um acompanhamento personalizado para conversamos a respeito do seu projeto de escrita ou de cada texto em particula, você precisará da Mentoria.
Uma das coisas mais difíceis para quem está no início é falar sozinho.
Colocar seu coração no que escreveu, gastar tempo com aquilo, fazer um esforço desgraçado para conseguir organizar o texto, deixá-lo bonito e… ninguém dar a mínima.
Cinco likes e zero comentários. Depois de tanto esforço…
Isso bota uma dúvida dolorosa no coração da gente e dá motivo para desistir e questionar a existência de um Deus bondoso lá em cima.
Gastar tempo e cabeça com um carrossel, às vezes fazer tudo sozinho no Canva, ficar na expectativa de que agora vai dar certo… e nada de novo. Parece que se alguma coisa funciona, deve ser só para os outros.
Sim, é verdade. Algumas pessoas começam com uma vantagem enorme, como você vai começar se entrar n’A Oficina de Escrita.
Qual foi a parte mais difícil de toda essa história da escrita e de produção de conteúdo? Foi conquistar minha audiência. Construir público. Quem escreve quer ser lido, não é?
Repeti o terceiro ano do ensino médio duas vezes seguidas. Terminei a escola fazendo supletivo. Comecei a fazer faculdade duas vezes e larguei ambas.
Meu currículo: empacotador num mercadinho de esquina, ex-peão de fábrica na AVON e agente de telemarketing.
Não tenho diploma, nem sou herdeiro.
Então como raios, hoje, eu tenho mais de 190 mil seguidores no Instagram, quase 30 mil assinantes em minha newsletter, dezenas de milhares de alunos e ganho mais do que médicos, doutores e até políticos?
Eu sei escrever.
Mais de 10 anos atrás eu participei de uma oficina de escrita que mudou a minha vida. Anos depois, formado em Letras, passei a fazer o mesmo pelos outros na última década.
Primeiro como professor de redação, depois como copywriter e empresário, eu vi centenas de alunos experimentarem essa mesma mudança de vida que eles buscavam em outros lugares — assim como eu corri atrás do vento no passado muitas e muitas vezes.
E outra vez, por causa de alguns textos meus, portas que eu nem sonhava em abrir tão cedo surgiram para mim em poucos meses.
Repito o que o Raul disse: coisas boas acontecem para quem escreve na internet. Foi isso que me trouxe aqui. Eu não conheceria o Raul se não fosse pela escrita.
Por quanto tempo terei acesso?
Posso mudar de plano durante A Oficina?
Serão os professores que vão corrigir meu textos?